sábado, 26 de setembro de 2020

José Tagus - O massacre dos povos originários não é novidade

Povo Wajãpi, autor desconhecido.
José Tagus

02 de agosto de 2019
(original aqui)

Nos últimos dias a imprensa tem repercutido a notícia dos ataques de garimpeiros à comunidade Wajãpi, no Amapá. Uma milícia de cerca de cinquenta indivíduos armados invadiu as terras indígenas, ocupou aldeias e assassinou lideranças, como o velho cacique de 68 anos Emyra Waiãpi. A mídia internacional tem repercutido os acontecimentos, engrossando o caldo do espanto mundial com a catastrófica política ambiental do governo bolsonarista, que prontamente tentou minimizar ou mesmo negar o episódio.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Rosa Luxemburgo - O socialismo pressupõe democracia

 Georges Clairin, "L'Incendie des Tuileries", 1871.

Rosa Luxemburgo

1918
  (em "Teoria e prática dos conselhos
operários", Milton Pinheiro e
Luciano Martorano [orgs.],
Expressão Popular)

Longe de ser uma soma de prescritos prontos que só faltaria ser aplicada, a realização prática do socialismo, enquanto um sistema econômico, social e jurídico, é uma questão que se encontra inteiramente nas névoas do futuro. O que nós temos em nosso programa são apenas indicações gerais que apontam a direção em que as medidas devem ser buscadas, e a maioria de caráter negativo. Nós sabemos mais ou menos o que nós temos de superar em primeiro lugar para liberar o caminho da economia socialista, no entanto, que tipos de milhares de medidas concretas práticas, grandes e pequenas, são necessárias para a introdução dos princípios socialistas na economia, no direito, em todas as relações sociais, sobre isso não há nenhum programa partidário socialista e nenhum manual socialista. Isso não é nenhuma lacuna, mas exatamente a vantagem do socialismo científico em relação ao utópico. 

sábado, 19 de setembro de 2020

Pepe Gutiérrez-Álvarez - A propósito de Mandel

Imagem via "Ernest Mandel Internet Archive".

Pepe Gutiérrez-Álvarez

12 de setembro de 2020
(original aqui)

A tentativa marxista de compreender a realidade para transformá-la através da ação das massas, com um fim aberto e emancipador (a democracia participativa e o socialismo igualitário), partindo da realidade nacional combinada com uma opção internacionalista, cujo breviário codificado por Karl Kautsky se converteu no oficial da Segunda Internacional, triunfou em boa parte dos congressos da mesma — mas quando se celebrou a décima edição, em agosto de 1914 em Viena, as expressões mais contrárias ao militarismo precisaram se impor no debate. Logo eclodiu a Guerra que já de início mostraria uma grande dissociação entre teoria e práticas socialistas (Georges Haupt realizou um estudo impressionante, "Le Congrès manqué. L'internationale à la veille de la Première Guerre mondiale", cuja primeira edição de 1965 ainda não foi traduzida). Comparada com o stalinismo, a social-democracia pode parecer como mais "liberal", como uma tradição tolerante e plural.

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Leon Trotsky - Sobre André Breton

Breton e Trotsky no México, 1938. Via Wikimedia.

Leon Trotsky

27 de outubro de 1938
(em "Writings of Leon Trotsky
[1938-1939]", Pathfinder)

Algumas palavras sobre Breton. Eu não penso que devamos querer que ele transforme sua revista literária ["La Revolution Surrealiste"] na revista do bloco*. Ele representa a escola surrealista. Nós não temos a menor responsabilidade sobre ele. No domínio da arte, que é precedente para ele, Breton tem o absoluto direito de fazer como quiser. Quanto a nós, não devemos nos envolver com tendências artísticas, e sim uni-las contra os ataques totalitários às artes. Qualquer tentativa de nossa parte de subordinar as tendências artísticas a tais objetivos políticos apenas irá nos comprometer aos olhos dos verdadeiros artistas.

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Mike Shaughnessy - De vermelhos e verdes

"Air Pollution" por Annemeet Hasidi.

Mike Shaughnessy

28 de agosto de 2020
(original aqui)

Os ecossocialistas enxergam os problemas da justiça ecológica e da justiça social como sendo profundamente relacionados ao nosso sistema econômico, o capitalismo, e nenhuma melhoria no capitalismo resolverá os problemas ecológicos e sociais causados por esse sistema destrutivo e injusto.

Os socialistas e os "verdes" mais tradicionais não costumam enxergar relação entre esses problemas, com os "verdes" acreditando que o capitalismo de alguma forma pode ser reformado e transformado em eco-amigável. Já os socialistas frequentemente enxergam a questão ecológica, no máximo, como apenas mais um problema que será solucionado quando avançarmos para um sistema socialista.

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Michael Hardt - Lembrança de David Graeber

David Graeber (1961-2020). Imagem via Wikimedia.

Michael Hardt

07 de setembro de 2020
(original aqui)

David Graeber foi um acadêmico-ativista exemplar. Todos nós conhecemos inúmeros professores que eventualmente participam de algum protesto ou assinam petições; e ativistas que pesquisam e ensinam. David, contudo, era tão profundamente engajado nessas duas dimensões que seria impossível destacar a principal. Claramente, para ele o ensino e o ativismo se enriqueciam mutuamente em uma troca constante.

Eu encontrei David pela primeira vez durante as grandes lutas alter-globalização decorrentes das manifestações contra a Organização Mundial do Comércio (OMC) em Seattle em 1999. Ele se destacou pela inteligência de suas intervenções nos atos, sem dúvida, mas o que mais me impressionou foi sua dedicação à militância prática, sua paciência para os encontros intermináveis e sua disposição para se deslocar para onde quer que irrompesse a próxima luta. De fato, ao longo dos últimos vinte anos ele parecia onipresente nos encontros ativistas.